Inclusão

Projeto Universidade Aberta para Idosos promove integração e conhecimento

Atividades apostam em qualidade de vida e no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas

Carlos Queiroz -

Com o objetivo de promover atividades culturais, sociais e educacionais, o Universidade Aberta para Idosos (UNAPI), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), retomou, neste semestre, as atividades presenciais após mais de dois anos de pandemia. Através de oficinas e disciplinas organizadas professores e alunos de diferentes cursos, como Educação Física, Enfermagem, Teatro e História, o projeto abre as portas do ambiente acadêmico para a população com 60 anos ou mais.

Segundo a professora do curso de Educação Física, coordenadora do UNAPI e também representante da UFPel no Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, Adriana Cavalli, o projeto existe desde 2016 e defende o propósito de pensar nos idosos como pessoas ativas, buscando proporcionar conhecimento e qualidade de vida. "Ter os idosos inseridos em um contexto social como esse os mantêm longe de doenças, beneficiando a saúde mental, a autoestima e a saúde física", avalia.Durante a pandemia, foi desenvolvida uma programação online para manter os participantes envolvidos nas atividades. A coordenadora do projeto também conta que, neste período, foram realizadas diversas aulas e mais de 40 palestras a distância que contaram, inclusive, com a colaboração de outras instituições, como a Universidade de Brasília e a Universidade do Estado de Santa Catarina.


Este ano, com o retorno presencial, o projeto está em atividade com os grupos: Neuróbica - exercícios para o cérebro, Oficina da Saúde do Idoso, Oficina de Lazer, Tópicos da História de Pelotas, Cinema UFPel e Ateliê de Teatro - Memória e Poesia. O cronograma tem previsão de término em 22 de novembro.

Estímulo à memória e ao convívio social
Entre as oficinas oferecidas pelo UNAPI, a Neuróbica é uma das mais antigas e que mais faz sucesso. A ministrante e professora do curso de Terapia Ocupacional da UFPel, Zayanna Lindôso, explica que o grupo tem o objetivo de desenvolver as capacidades cognitivas. "A Neuróbica traz uma proposta de quebra de rotina, de fazer coisas de formas que você não faria tradicionalmente. Assim, funções como atenção e memória, que são o principal alvo das queixas deles, são trabalhadas através desses exercícios que são desafiadores para o cérebro", detalha.

Além dos exercícios cognitivos, a professora também destaca o papel do projeto na vida social dos participantes. "A vinda deles para cá representa também um espaço de novas convivências e de novas formações de laços afetivos e sociais".

A importância do grupo se confirma com quem participa. As aposentadas e amigas Marise Damasceno, 74, Gessi Ferrari, 67, Daniza Campos, 74, e Tereza Moreira, 73, que se conheceram através do UNAPI, contam que começaram a frequentar o projeto em 2016 e, desde então, não abrem mão de participar das atividades. "Estar aqui é um encontro espetacular e um aprendizado que estamos sempre renovando", ressalta Gessi.
Enquanto o retorno presencial é um reencontro para as colegas mais antigas, para quem é recém-chegada, como a aposentada Maria de Fátima Kutter, 68, o momento é de boas perspectivas para as aulas. "Gostei muito até agora e a expectativa é bem grande. Eu tinha noção que o cérebro também precisa de exercício e que a Neuróbica seria isso. A gente já fez exercícios bem interessantes", conta.

Através de teoria e prática, os participantes desenvolvem suas capacidades, descobrem conhecimentos diferentes e enriquecem ainda mais a vida após os 60 anos. "Agora nós temos tempo e liberdade para estudar e fazer as coisas que gosta. Aqui a gente descobre atividades e habilidades que nem achava que tinha", finaliza Tereza.

Como participar A participação nas atividades é gratuita e destinada para pessoas acima de 60 anos da comunidade externa à UFPel. As inscrições para as atividades deste semestre já encerraram. Novas informações sobre futuras atividades do projeto devem ser divulgadas no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. A procura, entretanto, costuma ser bem grande, com fila de espera.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sabor da Colônia recebe destaque Anterior

Sabor da Colônia recebe destaque

Pelotas confirma 34 novos casos coronavírus Próximo

Pelotas confirma 34 novos casos coronavírus

Deixe seu comentário